«

»

Abr 11

Ericeira para além das ondas: um exemplo de cidade e comunidade

Ericeira

Portugal é certamente um destino único para o surf. Ao longo dos seus 800 km de litoral, realça um paraíso para isso. Uma das poucas partes do mundo que foi declarada Reserva Mundial de Surf: Ericeira.

Esta pequena vila de pescadores tornou-se numa parada essencial para qualquer surfista que visita o país. Dentro das suas fronteiras, as cores brancas, azuis e amarelos reflectem a luz indescritível do lugar. O cheiro a mar guia aos visitantes para a costa, onde pode desfrutar a essência da Ericeira.

Este paraíso está localizado no norte de Lisboa, no município de Mafra, uma destino com uma singularidade, o seu povo. As pessoas que vivem aqui amam a sua terra e cuidam da cidade. Tornando a região num lugar único com um mistério especial, algo mais do que uma onda de destino.

A Reserva Mundial de Surf da Ericeira esconde nas suas águas 7 diferentes ondas onde acomodam todos os níveis em apenas 4 km de litoral. Além das ondas, por trás dessa distinção existe um grande trabalho e muitas iniciativas para melhorar cada dia.

A comunidade

É uma área que tem uma grande diversidade biológica, em adição à pureza da água tem uma atmosfera sem contaminação. O espírito da comunidade de surf é muito forte e as pessoas que vivem aqui tornam o lugar num paraíso.

Educação e desporto são muito importantes para o turismo e a economia local crescer e ser sustentável. As crianças e os habitantes locais são educados para manter as praias limpas e respeitar o meio ambiente, é uma reserva natural e muitos esforços são dedicados a proteger a área.

Um exemplo disso são as esculturas que podem ser encontrados em torno da cidade feito com a ajuda de Skeleton Sea, uma instituição que trabalha recolher o lixo das praias e fazendo exposições para educar e envolver as pessoas na limpeza do mar e suas praias.

O polvo na entrada da cidade foi feita por crianças das escolas. É importante para as pessoas a ver as coisas como elas encontraram-se na praia, esculturas foram criadas através do lixo.

Além disso, eles são realizadas outras iniciativas, tais como a restrição de construção no território para proteger a área ou proibição da circulação de veículos automóveis dentro da reserva. Desde as instituições públicas estão programas para fazer o surf acessível a todos.

Existem diferentes programas de limpeza, crianças pequenas que são ensinadas a navegar… Acreditam que a educação e sucesso estão relacionados com actividades ao ar livre. Aprender a interagir com o ambiente faz com que o cérebro se active e é uma maneira de educar os sentidos e percepções.

A região Ericeira e o seu povo internalizaram uma maneira sustentável e respeitosa de relacionar o meio ambiente, a natureza e as pessoas, trabalhando todos os dias e se movendo em direcção a um futuro melhor.