«

»

Abr 21

As 5 melhores ondas em Portugal

melhores ondas em Portugal

Portugal acrescenta-se aos melhores destinos de surf à escala mundial e é certamente um dos destinos imperativos para visitar no cenário europeu.

Não estamos a exagerar quando dizemos que Portugal tem de tudo. Tem todas e cada uma das ondas imagináveis, paisagens rurais e sol agradável a maior parte do ano. Estas são 5 das melhores ondas em Portugal que se destacam pela sua qualidade e importância:

Melhores ondas em Portugal

  • Canhão do Norte, Nazaré

Esta pacifica aldeia de pescadores na costa do centro de Portugal tornou-se na mais famosa onda do país. Nazaré não teve um relacionamento fácil com o oceano, por as suas tempestades e maremotos ter recolhido as vidas dos pescadores e familiares.

Com o inverno, o canhão do norte começa a invadir as suas falésias. Os locais começaram a fazer surf na zona em 2005. Mas não foi até 2011, quando o havaiano Garret McNamara entrou directamente para o Guinness Book of Records pela maior onda surfeada na história.

  • Supertubos, Peniche

Um pouco mais ao sul de Nazaré, em Peniche, poderá encontrar um local que se deu a conhecer antes. É uma praia aberta com um break que funciona até quase 6 metros.

Os Supertubos é na península de Peniche tem ondas em todas as direcções, sem importar o vento nem o swell. Peniche tornou-se o destino mais visitado, apesar de não ter o charme de outros povos. Contdo, as suas ondas são constantes e satisfazer as expectativas a todos os níveis.

Todo mês de Outubro, os Supertubos acolhem os melhores surfistas do Rip Curl Pro. Esta competição é normalmente a última do World Tour, por isso, é sempre muito competitiva e incrível de ver da praia.

Os Supertubos é um tubo muito rápido sobre um  plano de um banco de areia. É claro que é um local para surfistas muito experientes. Para outros, tem um agradável café “aprés surf” e um parking de fácil acesso.

  • Coxos, Ericeira

Para muitos, a melhor onda em Portugal. Coxos está localizado ao norte da aldeia tradicional de Ericeira. É um tubo recto que quebra em rochas planas. Funciona melhor na maré baixa e quando funciona, realmente funciona. Ericeira ganhou o nome de Reserva Mundial de Surf, isso significa que está a ser considerada uma das melhores ondas de surf.

Também conhecida como o berço do surf português, a apenas 20 minutos da capital Lisbonense. A praia é um quilometro e meio e tem vários picos para os iniciantes aprenderem e os mais avançados aperfeiçoarem seus tubos. Trata-se de um break de praia rápido, de tamanho considerável e com água limpa.

No verão é muito movimentada, mas também tem bons acessos e instalações. Esta praia hospeda várias competições nacionais e globais. Um bom local onde encontrar diferentes tipos de quebras, boas para o surf, longboard e SUP e alguns pontos guardadas para navegar de inverno.

  • Buarcos, Figueira da Foz.

Fazer um top 5 é complicado e sempre divide opiniões. Buarcos é uma pequena aldeia de pescadores na costa central, perto da Figueira da Foz. É possivelmente a onda mais longa de Portugal, que pode chegar aos 200m com a maré alta.  Pode que a onda não se entube, mas fornece surf de alta qualidade e bastante longo. Por outro lado, vemos que o curso será sempre mais tempo, mas compensa pois pode manter o break mais despejado. Esta região central aparece como um Portugal menos conhecido que nos dá águas mais calmas e com menos multidão.